top of page

Governo do Ceará entrega viaturas e bicicletas para as Forças de Segurança

Parceria entre a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) e a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), o Programa Moto Segura, lançado pelo Governo do Ceará em setembro deste ano, já alcançou 2.132 cadastros de motos. Entre elas, a do motociclista de aplicativo, Rodney Vieira Lima, primeiro inscrito a ter o veículo roubado, recuperado e restituído pelas Forças de Segurança do Ceará. A recuperação do veículo aconteceu poucas horas após o crime e foi resultado de uma ação da Polícia Militar do Ceará (PMCE), com o direcionamento das tecnologias da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS). A restituição foi realizada nessa segunda-feira (25/11), no 30º Distrito Policial, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).

Na primeira etapa do programa Moto Segura, foram contemplados motociclistas trabalhadores de Fortaleza e Região Metropolitana. Rodney Viera, que trabalha fazendo corridas por aplicativo há cerca de três anos, conta que conheceu a iniciativa por meio das redes sociais. “Baixei o aplicativo, segui o passo a passo, fiz o agendamento na Arena Castelão e deu tudo certo”, relembra.

Rodney conduzia sua motocicleta com uma passageira, em 12 de novembro de 2024, quando foi abordado, no bairro Cajazeiras – Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) de Fortaleza, e teve o veículo roubado. Seguindo as orientações recebidas no cadastro, ele fez o acionamento pelo número 190 da Ciops da SSPDS, que monitorou a localização da motocicleta. “Eu falei que fazia parte do Moto Segura. Dei a minha senha cadastrada e recuperaram no mesmo dia. Eu agora estou até indicando. Um ‘brother’ meu me perguntou se era um rastreador. Eu disse que era o rastreador do Governo [do Ceará]. Fica sendo rastreada via Ciops”, disse. “Só a gente sabe o quanto trabalha e rala para conseguir um objeto como esse. Tem que fazer o cadastro mesmo”, completou.

O suspeito, um homem de 38 anos, foi visualizado e, posteriormente abordado, em um trecho da BR-116, no bairro Parque Santa Maria (AIS 3) de Fortaleza. Ele já responde por dois roubos, um furto e um crime de receptação. A motocicleta e o homem foram levados ao 30º Distrito Policial, unidade da PCCE, onde o investigado foi autuado por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

“O programa é parte da nossa política de Segurança Pública, para desestimular o furto e roubo de motos. Já estamos colocando os primeiros aparelhos nas motos dos entregadores que têm o veículo como instrumento de trabalho. Caso o cidadão tenha sua moto roubada ou furtada, a Polícia tem condições de agir de forma rápida, localizar a motocicleta e prender o criminoso”, afirmou o governador Elmano de Freitas.

A orientadora de Célula da Ciops/SSPDS, Viviane Apolônio, relembra que o motociclista de aplicativo seguiu o protocolo indicado pelo Moto Segura, em caso de roubo ou furto. “Quando ele foi roubado, nos acionou pelo 190 e passou o código de rastreio. Com esse código, a gente acionou as viaturas da Polícia Militar e seguimos fazendo um monitoramento com as nossas tecnologias. Assim, conseguimos identificar o local em que a motocicleta estava e repassamos, em tempo real, todas as informações para a Polícia Militar do Ceará, que fez a recuperação”, explica.

Para o secretário da SSPDS, Roberto Sá, o Moto Segura tem, acima de tudo, um potencial para a prevenção aos crimes. “O Governo do Ceará tem investido em tecnologia para ajudar às Forças de Segurança a proteger o patrimônio do cidadão. Esse patrimônio, que muitas vezes também é o instrumento do seu trabalho. Para a Segurança Pública, fica aquela sensação de dever cumprido quando nos deparamos com pessoas como o Rodney, que teve o seu bem recuperado. Recomendo que, aqueles que se cadastraram e, porventura, tiverem sua moto furtada ou roubada, acionem imediatamente o 190. Essa ligação vai autorizar o Estado a monitorar, em tempo real, o veículo. Para os profissionais que trabalham como motociclista de aplicativo, a nossa orientação é que façam seu cadastro. À medida que o cadastro é feito e mais motos são recuperadas, a prática criminosa será desestimulada”, destaca Roberto Sá.

Moto Segura

Conforme o balanço do Detran-CE, entre 30 de setembro e 25 de novembro de 2024, 2.132 cadastros foram realizados. O cadastro no Moto Segura é realizado somente por meio do aplicativo Meu Detran. A instalação do rastreador é feita em seguida. A iniciativa faz parte do Programa Ceará contra o Crime, com a finalidade de desestimular o furto e o roubo de motocicletas no Estado.

O delegado titular do 30º Distrito Policial, Rodrigo Aurélio, destacou a importância da integração entre a Ciops da SSPDS, Polícia Militar e a investigação da Polícia Civil no processo. E como esse trabalho é fortalecido com a iniciativa do Governo do Ceará. “Esse Programa Moto Segura é ímpar. É muito bem desenvolvido. Você consegue prestar um serviço à sociedade, já que muita gente não tem condições de pagar o rastreamento de um veículo e com esse programa, rastreando esses veículos, conseguimos dar uma resposta efetiva. A população tem que aderir, justamente para que tenhamos mais cadastros na base de dados”, destacou o delegado.

Após o cadastro, o que fazer?

Em caso de roubo ou furto de motocicleta registrada no Moto Segura, o condutor deve fazer a comunicação via Ciops, por meio do 190. Durante a ligação, a vítima informa seu CPF e a senha de cadastro no programa. Com isso, a motocicleta será rastreada com apoio de tecnologias da SSPDS, como Agilis e o Nuvid.

Governo do Ceará entrega viaturas e bicicletas para as Forças de Segurança

image.png

O governador Elmano de Freitas se reuniu, nesta quarta-feira (30), com o Comitê Estratégico de Segurança Integrada do Ceará (Coesi). O encontro, que aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza, teve como objetivo debater ideias relativas ao combate ao crime organizado, que serão apresentadas, nesta quinta-feira (31), em agenda com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, e demais governadores.

“Amanhã estaremos participando de uma reunião bastante importante com o presidente Lula, governadores, secretários da Segurança dos estados, onde devemos discutir ações conjuntas contra o crime organizado. Considero bastante importante levar as opiniões das nossas equipes para essa reunião. Precisamos construir uma ambiência de colaboração entre as instituições de segurança do país para que possamos construir um grande pacto pela segurança”, destacou o governador Elmano de Freitas.

O chefe do Executivo Estadual elencou alguns dos pontos que foram debatidos na reunião desta quarta-feira. “Ouvi ideias envolvendo integração, tecnologia, reforço de pessoal, recurso, sistema bancário, questões envolvendo medidas legislativas e acho que temos um bom caminho para trabalhar”, completou Elmano de Freitas.

Secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Roberto Sá avaliou a reunião como bastante positiva e elogiou o fato da convocação por parte do Governo Federal para discutir segurança com todos os estados. “O saldo é extremamente positivo. Toda vez que as autoridades do país, dos estados, se reúnem para conversar sobre Segurança Pública, com o objetivo de melhorar o sistema como um todo, atualizar leis, se reforçar, é algo que precisamos louvar”, pontuou.

O procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, defendeu o fortalecimento da atuação integrada entre Ministério Público e Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em prol da segurança pública e da justiça social. “O Ceará, inclusive, tem experiências exitosas de atuação integrada, como o CIRA – Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos e a Ficco – Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no estado. Além disso, acredito que devemos fazer uso eficiente de inteligência e tecnologia para tomada de decisões e para a elaboração coletiva de ações concretas”, ressaltou Haley Carvalho.

Sobre o Coesi

 

O Coesi atua de forma coordenada e sistêmica com os três Poderes, – Executivo, Legislativo e Judiciário, além de órgãos da Segurança Pública e Justiça estaduais em prol do combate ao crime em todo território cearense. Tem como objetivo aprimorar a qualidade da gestão das políticas de segurança pública e defesa social, com a finalidade de preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. Também propor a realização de estudos e pesquisas temáticas e incentivar a realização de campanhas relacionadas ao aprimoramento do sistema de segurança pública e defesa social.

O Coesi é formado pelo governador, o secretário da Segurança Pública e os respectivos comandantes dos órgãos vinculados – Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Pefoce e Supesp, secretário da Administração Penitenciária, procurador-Geral do Estado, presidente do Tribunal de Justiça, presidente da Assembleia Legislativa, procurador-Geral de Justiça do Estado e os superintendentes no Ceará das polícias Federal e Rodoviária Federal.

Governo do Ceará disponibiliza mais 209 novos policiais militares para o serviço operacional supervisionado

image.png

O governador Elmano de Freitas acompanhou, nesta quarta-feira (23), o início do serviço operacional supervisionado de novos 209 policiais militares. O profissionais irão atuar em Fortaleza, Caucaia e Maracanaú. A solenidade aconteceu no Parque Rachel de Queiroz, na Capital.

“Quero desejar a esses policiais muito sucesso e que possam ter a partir de agora uma carreira de muito êxito. Até o final deste ano estaremos soltando os editais para novos concursos na área da segurança”, destacou o governador Elmano de Freitas.

O contingente apresentado nesta quarta-feira se junta a outros 207 policiais militares, que iniciaram na última terça-feira (22). O grupo iniciou o Curso de Formação de Soldados Policiais Militares em julho deste ano, com previsão de conclusão para fevereiro de 2025.

Alzir Chaves, secretário-executivo de Inteligência e Defesa Social agradeceu o apoio do Governo do Estado no combate ao crime. “Essa é mais uma iniciativa do Governo do Ceará que se soma a muitas outras, investimentos em equipamento, tecnologia e pessoas. Com esse nível de apoio, só aumenta o nível da nossa responsabilidade em trabalhar em prol do povo cearense”, afirmou.

O objetivo da entrada dos novos 416 policiais militares nos últimos dias é dar mais segurança para a população nas ruas.

Comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Klenio Sávyo lembrou que o reforço policial será utilizado em áreas de maior precisão após o devido estudo por parte das Forças de Segurança do Ceará. “Esse contigente vem para reforçar os locais onde os índices de violência necessitam de maior atenção. Desta forma, vamos ter uma segurança pública cada vez mais forte e voltada para o nosso povo, com os nossos profissionais com condições cada vez melhores de exercer as suas profissões”, pontuou.

Leonardo Barreto, diretor da Academia Estadual da Segurança Pública (Aesp), ressaltou a qualidade dos novos policiais. “Aqui é mais uma importante entrega feita pelo Governo do Ceará. Esses policiais irão cumprir esse componente obrigatório do curso, mas ao mesmo tempo somará esforços com todos os nossos profissionais para servir ao povo cearense”, contou.

Outras ações

O reforço da Segurança Pública tem sido uma prioridade para o Governo do Ceará. Somente nos últimos meses, diversas ações foram implementadas, como a entrega de 328 viaturas para a Polícia Militar; 2.280 pistolas Glock; 150 bicicletas e 100 novos escudos balísticos para o Comando de Policiamento de Choque (CPChoque).

Também foram lançados novos programas, como o Segurança no Ponto, Moto Segura e Meu Celular.

Governo do Ceará entrega viaturas e bicicletas para as Forças de Segurança

O governador Elmano de Freitas segue fortalecendo as Forças de Segurança do Ceará no combate ao crime. Nesta sexta-feira (4), foram entregues 41 viaturas e 150 bicicletas e duas carretas-tanque para a Polícia Militar do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). A solenidade aconteceu no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.
 

“Quero agradecer a todos que fazem as forças de segurança do Ceará. Seguiremos trabalhando para que você, cearense, tenha a paz que você merece. Também gostaria de agradecer a parceria com o presidente Lula que nos permitiu utilizar recursos para conseguir esses equipamentos importantes para o fortalecimento das Forças de Segurança do Ceará”, destacou o governador Elmano de Freitas.

Até 2026, por meio do Programa Ceará Contra o Crime, o Governo do Estado pretende entregar 1.515 novas viaturas.
 

São 16 viaturas e 150 bicicletas para a PMCE, com os automóveis sendo repassados para o Policiamento Ostensivo Geral e as bicicletas para o Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) e Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur).

Secretário da Segurança e Defesa Social, Roberto Sá lembrou que as ações do Governo do Estado vem refletindo na diminuição dos índices de criminalidade. “Sem esse apoio fundamental por parte do governador não seria possível conseguir a redução dos indicies de criminalidade no estado. Sabemos que o desafio é muito grande, mas continuaremos trabalhando neste sentido, 24 horas, para a proteção dos nossos cidadãos”, disse.

image.png

Para a SAP, foram entregues 20 viaturas: dez para o Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), duas para o Grupo de Operações Regionais do Cariri (Gore) e oito para a Polícia Penal.

Titular da SAP, Mauro Albuquerque ressaltou a importância das novas viaturas para a manutenção de um bom serviço por parte do órgão. “Essas viaturas já vão entrar em operação de imediato realizando diversas atividades. A chegada desses investimentos no sistema prisional é muito importante. Desta maneira, seguiremos entregando um serviço de qualidade para a população cearense”, comentou.

O CBMCE, por sua vez, passará a contar com mais quatro viaturas de combate a incêndio, sendo duas viaturas de busca e salvamento e outras duas com suporte de água de 12 mil litros e bomba de 500 rpm. Já o Ciopaer, agora possui um novo caminhão de abastecimento e duas carretas-tanque abastecedoras.

Governo do Ceará entrega viaturas e bicicletas para as Forças de Segurança

O governador Elmano de Freitas segue fortalecendo as Forças de Segurança do Ceará no combate ao crime. Nesta sexta-feira (4), foram entregues 41 viaturas e 150 bicicletas e duas carretas-tanque para a Polícia Militar do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). A solenidade aconteceu no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.
 

“Quero agradecer a todos que fazem as forças de segurança do Ceará. Seguiremos trabalhando para que você, cearense, tenha a paz que você merece. Também gostaria de agradecer a parceria com o presidente Lula que nos permitiu utilizar recursos para conseguir esses equipamentos importantes para o fortalecimento das Forças de Segurança do Ceará”, destacou o governador Elmano de Freitas.

Até 2026, por meio do Programa Ceará Contra o Crime, o Governo do Estado pretende entregar 1.515 novas viaturas.
 

São 16 viaturas e 150 bicicletas para a PMCE, com os automóveis sendo repassados para o Policiamento Ostensivo Geral e as bicicletas para o Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) e Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur).

Secretário da Segurança e Defesa Social, Roberto Sá lembrou que as ações do Governo do Estado vem refletindo na diminuição dos índices de criminalidade. “Sem esse apoio fundamental por parte do governador não seria possível conseguir a redução dos indicies de criminalidade no estado. Sabemos que o desafio é muito grande, mas continuaremos trabalhando neste sentido, 24 horas, para a proteção dos nossos cidadãos”, disse.

image.png

Para a SAP, foram entregues 20 viaturas: dez para o Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), duas para o Grupo de Operações Regionais do Cariri (Gore) e oito para a Polícia Penal.

Titular da SAP, Mauro Albuquerque ressaltou a importância das novas viaturas para a manutenção de um bom serviço por parte do órgão. “Essas viaturas já vão entrar em operação de imediato realizando diversas atividades. A chegada desses investimentos no sistema prisional é muito importante. Desta maneira, seguiremos entregando um serviço de qualidade para a população cearense”, comentou.

O CBMCE, por sua vez, passará a contar com mais quatro viaturas de combate a incêndio, sendo duas viaturas de busca e salvamento e outras duas com suporte de água de 12 mil litros e bomba de 500 rpm. Já o Ciopaer, agora possui um novo caminhão de abastecimento e duas carretas-tanque abastecedoras.

Reforço na Segurança Pública do Ceará tem mais 25 viaturas para Polícia Civil e apresentação de policiais militares

Para garantir mais segurança aos cearenses, o Governo do Estado entregou, nesta terça-feira (17), mais 25 viaturas à Polícia Civil do Ceará, com a presença do governador Elmano de Freitas. Na oportunidade, também foram apresentados 52 novos soldados, que fazem parte da turma de 1.099 soldados promovidos na última sexta-feira (13).


O Governo do Ceará projeta, até 2026, contar com 6.700 novos agentes nas Forças de Segurança do Estado e novas 1.500 viaturas. “Nós estamos atuando de maneira muito intensa para enfrentar o crime. Estamos fortalecendo as Forças de Segurança com efetivo, entregando viaturas, melhorando as condições de atuação dos nossos agentes. [O combate ao crime] exige muito trabalho, investimento e integração com o Governo Federal, os governos municipais, além de atuação conjunta com a Justiça”, afirmou Elmano de Freitas, destacando que o Estado também desenvolve políticas sociais para dar mais oportunidades à população.
 

Também estiveram presentes a vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero; o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá; o comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Klênio Savyo; o delegado-geral da PCCE, do Márcio Gutiérrez; entre outras autoridades.

Novas viaturas da PCCE

As 25 viaturas entregues nesta terça vão apoiar as ações da Polícia Civil em nove municípios: Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Pacatuba, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Quixadá e Iguatu. O investimento total é de R$ 4.235.200,00.
 

São 16 veículos do modelo Yaris, seis Tracker e três Trailblazer. As viaturas, ressalta o delegado-geral Márcio Gutiérrez, chegam para reforçar a estruturação da PCCE.

“Tivemos recentemente incremento de 428 policiais civis. Reforçamos o nosso setor de Investigação, de Inteligência. Reforçamos a Draco [Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas], a Denarc [Delegacia de Narcóticos]. Então, essas viaturas vão para Delegacia de Narcóticos, para o enfrentamento à violência contra a mulher, para proteção aos estudantes. São vários setores da PCCE que serão estruturados com a chegada dessas viaturas”, detalhou.
 

Distribuição das viaturas

Combate ao tráfico de drogas
3 veículos – Convênio federal realizado via SSPDS. Serão dois para a Denarc, em Fortaleza, e um para o Núcleo de combate ao tráfico, em Juazeiro do Norte.

Combate à corrupção
6 veículos para Decor, em Fortaleza – Convênio federal realizado via SSPDS

Combate à violência contra mulher
8 veículos – Convênio federal realizado via SSPDS

– Caucaia
– ⁠Maracanaú
– ⁠Pacatuba
– ⁠Quixadá
– ⁠Iguatu
– ⁠Juazeiro do Norte
– ⁠Sobral
– ⁠Crato

Proteção aos estudantes
8 veículos por meio do edital do Governo Federal para esta finalidade – Convênio federal realizado via SSPDS

2 Fortaleza – Dipre
1 Fortaleza – DCA
1 Fortaleza – Dececa
1 Juazeiro do Norte
1 Sobral
1 Quixadá
1 Iguatu

 

bottom of page