Governo do Ceará inaugura implantação do serviço de politrauma e outros novos no Hospital Regional do Sertão Central
Na manhã da próxima segunda-feira (19), o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, disponibiliza o serviço de politrauma e outros novos para atender aos 20 municípios da região. Participarão da cerimônia, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, e a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho.
O HRSC passa a contar com atendimento de urgência e emergência 24 horas, apto a pacientes acima de 14 anos com intercorrências de trauma, como Traumatismo Crânio-Encefálico (TCE), Ferimento por Arma Branca (FAB), Ferimento por Arma de Fogo (FAF), queda da própria altura e acidentes de trânsito.
Dentre os serviços, estão neurocirurgia, cirurgia bucomaxilofacial, cirurgia vascular, cirurgia ortopédica e cirurgia plástica. Assim, a unidade passa a cobrir toda a demanda regional, que antes era regulada para unidades de saúde de Fortaleza ou para o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, em Limoeiro do Norte.
Serviço
Implantação do serviço de politrauma e outros novos no Hospital Regional do Sertão Central
Data: 19 de agosto de 2024 (segunda-feira)
Horário: 9h
Endereço: Hospital Regional do Sertão Central (Estrada do Algodão – Rodovia CE-060, KM 198)
Sesa e ESP/CE capacitam profissionais para qualificar atendimento da APS a vítimas de violências
Projeto educacional contemplou cerca de 65 alunos em Juazeiro do Norte e Fortaleza
Sofrer uma violência física, sexual ou psicológica é sempre desafiador. Independentemente do tipo de agressão, no entanto, tornar a experiência menos traumática à vítima exige acolhimento humanizado e cuidado integral. Para garantir todo esse aparato, são vários os órgãos envolvidos, entre eles os que envolvem a Saúde.
Nesse sentido, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e a Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) têm atuado em uma frente de trabalho específica: a capacitação dos profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) assistindo aos pacientes violentados.
Em julho passado, as instituições lançaram o Curso de Cuidado Integral a Pessoas em Situação de Violências. A turma-piloto teve as atividades realizadas em Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, com cerca de 40 alunos. Já neste mês, Fortaleza recebeu o projeto, tendo as aulas aplicadas na sede da autarquia.
Durante o período de aprendizagem, que tem duração de 60 horas, diversas temáticas são abordadas, como as bases conceituais e históricas da violência no setor da saúde; os ciclos de vida e as vulnerabilidades; os marcos legais para a coibição e prevenção das violências; e promoção da cultura de paz.
Os conteúdos convergem com os objetivos da Política Estadual do Cuidado à Pessoa em Situação de Violência, elaborada pela Secretaria Executiva de Atenção Primária e Políticas de Saúde (Seaps) da Sesa e aprovada no último mês de dezembro.
Segundo a titular da Seaps, Vaudelice Mota, a meta é que esses pacientes recebam, além de assistência física e psicológica, um bom acolhimento.
De acordo com a gerente de Educação Profissional em Saúde da ESP/CE, Vanessa Araújo, o foco também é aperfeiçoar e padronizar as práticas de atendimento, centralizando as demandas em pessoas-chave ou em núcleos específicos dentro da rede de saúde de cada município.
“Queremos que esses pacientes sigam uma linha de acompanhamento dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), para que, na apuração, os nossos profissionais saibam como ajudá-los e para onde direcioná-los. No entanto, é necessário criar ou aperfeiçoar o desenho desse fluxo em todas as cidades”, explica.
Ao fim do curso, os alunos elaboraram um fluxograma de atendimento para a rede intersetorial.
Impressões de quem fez
A enfermeira Monisya Oliveira, de Milagres, a 440 quilômetros de Fortaleza, foi uma das integrantes da primeira turma da capacitação, no Cariri. Além de atuar na Residência Integral em Saúde da Família, Comunidade e Vigilância em Saúde do município, ela é articuladora de um programa que tem como missão fortalecer a rede de proteção das vítimas de violência. Por esse motivo, a profissional foi indicada a participar do curso.
Hospital Regional Vale do Jaguaribe realiza quinta captação de órgãos do ano; rim e fígado foram encaminhados para unidade transplantadora
O Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Limoeiro do Norte, realizou a quinta captação de órgãos do ano. Foram captados, na última quarta-feira (14), um rim e um fígado, que foram levados para serem implantados em receptores em unidades transplantadoras. Ao todo, 12 profissionais estiveram envolvidos no procedimento.
O helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), fez o transporte dos órgãos até Fortaleza. A captação foi articulada pela Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT).
De acordo com Samuel Araújo, enfermeiro da CIHDOTT, uma comissão atua há cerca de um ano com pacientes do Litoral Leste e Vale do Jaguaribe que têm a possibilidade de doação de órgãos: “está cada vez mais presente esse tipo de acontecimento na nossa unidade por sermos porta aberta de trauma. Essa comissão é responsável por fazer todo o acompanhamento desses pacientes e viabilizar o processo de doação de órgãos. É um procedimento em que atuam diversas frentes, em que trabalhamos juntamente com a Central Estadual de Transplantes e apoio da Ciopaer, bem como de toda a cadeia hospitalar que faz acontecer a viabilização dessas doações: centro cirúrgico, NAC, segurança, manutenção e equipe assistencial da UTI”.
Participaram do procedimento, os cirurgiões João Ivo Xavier e Caroline Nobre, além dos enfermeiros Bartolomeu Feitosa e Cristefânia Lima, que fazem parte da Central Estadual de Transplantes. A equipe do HRVJ foi composta pela médica anestesista Tassia Arcanjo, pelo enfermeiro Hugo Leonardo Guimarães, pelas técnicas instrumentadoras Daiane Barbosa e Lidiane Saraiva, além dos técnicos circulantes Daiane Nogueira e Jonas de Andrade. O enfermeiro Samuel Araújo representou a CIHDOTT. Também esteve presente o médico residente em cirurgia geral Diego Fontenele.
Como se tornar um doador de órgãos
Para doar órgãos, basta que a pessoa deixe a família ciente do seu desejo. Caso algo aconteça e essa pessoa chegue a sofrer uma morte encefálica, a família é quem vai autorizar a doação. Os órgãos que podem ser transplantados no Ceará são: rim, fígado, córneas, pâncreas, coração e pulmão. Um único doador pode salvar até seis vidas. Em 2024, o Ceará já realizou 1.146 transplantes de órgãos e tecidos. Já em 2023, foram ao todo 1.712 procedimentos.
HGF realiza mutirão para zerar fila de próteses oculares
O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realiza, entre os dias 19 e 23 de agosto, um mutirão para entrega, adaptação e substituição de próteses oculares. A expectativa é de zerar a fila dos 90 pacientes que aguardam pelo procedimento no Programa de Prótese Ocular da unidade.
Todos os pacientes que passarão pelo procedimento já são acompanhados no ambulatório de Oftalmologia do hospital. Antes de receber a prótese, eles passam por avaliação completa com os especialistas para definir condições de adaptação, volume adequado, tipo e tamanho ideal da prótese.
“É um serviço que muda a autoestima e a vida dessas pessoas”, ressalta a assistente social do programa, Joélia Penha. “No mutirão, temos uma variedade grande de tamanhos e cores para possibilitar, além do encaixe perfeito, características físicas mais próximas possíveis do olho do paciente”, acrescenta.
LEIA MAIS: HGF investe em alta tecnologia para diagnóstico e tratamento de doenças oftalmológicas
A iniciativa do serviço de Oftalmologia em parceria com o Serviço Social da instituição existe há 22 anos, e realiza distribuição e aplicação de próteses oculares em pacientes que, por motivos diversos, sofreram uma perda de olho. Para participar do programa, é preciso de encaminhamento a partir de uma unidade básica de saúde à Central de Regulação da Sesa.
Serviço
Mutirão do Programa de Prótese Ocular do HGF
Data: 19 a 23 de agosto
Horário: 7h às 13h
Local: Hospital Geral de Fortaleza (Rua Riachuelo, 900 – Papicu)